
Três formas de parar,
observar e redescobrir o mundo.
Experiências que ligam pessoas, lugares e natureza
Visitas Guiadas em Jardins
Num convite ao deslumbre Aliveness propõe-se visitar em pequenos grupos,- máximo quinze participantes-, jardins que fazem parte do nosso património: lugares da memória, em percursos guiados que nos revelam o lado invisível das cidades. Num apelo a abrandar, a voltar olhar e a escutar plantas que nos contam histórias.
Ao cruzar património, botânica e arte cada visita guiada ao jardim torna-se num regresso ao nosso lugar da infância, num fruir do presente e uma aposta no futuro.
As nossas visitas guiadas em jardins têm a duração de duas horas e são sempre experiências partilhadas em grupo (máx.15 participantes). O valor dos bilhetes de entrada em jardins, museus ou outros monumentos não se encontra incluído no preço da visita guiada.
Parque e Museu Calouste Gulbenkian
Para ligar o mundo natural exterior à coleção de arte única do Sr. Caloust Gulbenkian, foi construído um museu no meio de um parque maravilhoso projetado pelos mais famosos arquitetos paisagistas portugueses: Gonçalo Ribeiro Telles – vencedor do prémio Sir Geoffrey Jellicoe – e António Viana Barreto. Do jardim, planeado para promover uma rica simbiose entre arte e natureza e onde cada planta foi escolhida por uma razão, seguimos para o museu.
A arte encontra a natureza, a natureza é arte: tesouros do Egito, Turquia, porcelana chinesa, marchetaria francesa e artistas como Monet, Renoir, Rembrandt, Fantin-Latour, Turner ou Rodin... Lalique dá o toque final. Visitamos o museu sob o lema «Natureza na arte: uma viagem no tempo».
Passeio pela Cidade
Começando no coração e ex-libris do Porto, a Torre do Clérigo, passearemos por vistas panorâmicas de tirar o fôlego, jardins e bairros históricos, absorvendo o modo de vida dos tripeiros.
Os nossos passos levar-nos-ão de volta ao século XIX e à primeira Exposição Industrial em Portugal: os icónicos jardins do Palácio de Cristal.Jardim de Serralves
Nos 18 hectares de Serralves, a última Quinta de Recreio do Porto, passeamos entre o esplendor vegetal intercalado com uma arquitetura magnífica. Da geometria da Casa Art Déco e dos belos jardins formais projetados por Jacques Gréber à fachada luminosa do Museu de Arte Moderna de Siza Vieira: «um mosaico rico e dinâmico» de mundos diferentes com uma enorme biodiversidade espera por nós.
Serra da Arrábida
Galardoada com o título de uma das mais belas baías do mundo, Setúbal tem uma localização única entre a Serra da Arrábida e o Oceano Atlântico. A nossa visita começa na Câmara Municipal. Imersos num ambiente de poetas, música e pescadores dedicados, dirigimo-nos a um belo fóssil vivo: as Gingko biloba fazem parte do nosso mundo há já 200 milhões de anos. Muito mais recente, datada do século XVI, espera-nos a Igreja do Convento de Jesus com os seus maravilhosos azulejos e colunas. E depois de visitarmos o melhor mercado de peixe de Portugal, terminamos o nosso passeio onde a vida começou: junto ao rio Sado.
Passeio na Cidade
Nas extensas planícies alentejanas, Évora é poesia e “frescos”: belas paredes pintadas, amadas já no tempo em que esta zona era o celeiro de Roma. Foi também a época de verão da Dinastia de Avis, da Universidade e sede do Tribunal da Santa Inquisição... e ainda cenário de uma reforma agrária nos anos 70.
O nosso percurso leva-nos desde os exóticos jardins do Paço de D. Manuel até ao coração de Évora: o templo romano, a fachada da catedral e uma visita ao que foi outrora o castelo: o Páteo de S. Miguel, com fantásticos frescos do século XVI e vistas panorâmicas de cortar a respiração. E se não experimentou o jardim das Casas Pintadas não pode realmente dizer que conhece Évora.


Empresas em Ação
Cada empresa é um mundo dentro do Mundo. Feita de pessoas, cada uma com a sua singularidade. Na Aliveness, podemos não ser especialistas em negócios, mas sabemos que trabalhadores felizes tendem a produzir mais. Embora não possamos prometer-lhe felicidade, o nosso objetivo é: desenvolver capacidades de pensamento crítico, reunir diferentes áreas de conhecimento, criando laços com o que nos torna humanos.
Reconectar-nos com o património natural, reforçando o sentimento de pertença.
Juntar-se ao projeto Aliveness é um compromisso com um futuro mais sustentável, justo e harmonioso. Além disso, é um investimento em ESG: ambiental, social e governança, em conformidade com o Acordo Verde da UE – «reconciliar a economia com o futuro do planeta» (11.12.2019).
Sementes de Futuro
Estás preparado para o Mundo?
Investir em crianças e jovens é investir no futuro. A Alivness quer, com alegria e conhecimento, levar a cabo actividades educativas que permitam desenvolver sentido de identidade e de pertença através da observação e reflexão sobre os seres vivos que nos rodeiam. Iremos trabalhar com escolas, associações de estudantes, faculdades e municípios.
Queremos contar com o apoio de empresas que apostam na construção de um futuro mais sustentável e justo. Para participantes maiores de 07 anos as actividades Aliveness terão lugar no recreio da escola ou num jardim publico. Queremos despertar a curiosidade e o espanto. Convidamos os alunos a parar, sentir e escutar: vento, trânsito, chilrear de pássaros… Entre jogos e perguntas improváveis: o que é uma árvore, quantos corações tem uma minhoca? Porque anda o caracol com a casa às costas?
São momentos de descoberta que ligam ciência, criatividade e afecto. Porque aprender a observar a natureza é também aprender a cuidar dela e de nós.
Para alunos estrangeiros de mestrado ou Erasmus recomendamos Aliveness Belém : visita guiada de 3 horas com início 09h45no Padrão dos Descobrimentos, Jardim do Império e Jardim Botânico Tropical.
.jpg)
